Prefeitura de Barras intensifica ações para combater o mosquito da dengue

O município de Barras já registrou este ano mais de 100 casos de dengue. A informação é da coordenação de epidemiologia da secretaria municipal de Saúde. Contudo, segundo a coordenadora Mércia Sousa, há bastante subnotificação.
“Esse número se refere somente aos notificados. sabemos que existem mais casos. Aqueles de pessoas que sentem os sintomas e não fazem o exame para confirmar a dengue”, diz a coordenadora de epidemiologia Mércia Sousa.
Para controlar as infecções, a Prefeitura de Barras, por meio da secretaria municipal de Saúde, vem realizando ações rotineiras de combate à dengue, em que se destacam as visitas às residência para a inspeção e eliminação de focos. Essa estratégia é coordenada por Alexandre Rodrigues, chefe dos Agentes de Endemias.
Outra medida é a aplicação de inseticida em locais estratégicos. O produto é dissipado para matar o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas, por exemplo.
Se infectada, a pessoa infectada precisa fazer repouso; ingerir bastante líquido (água); não tomar medicamentos por conta própria; a hidratação pode ser por via oral (ingestão de líquidos pela boca) ou por via intravenosa (com uso de soro, por exemplo).








