Acesso rápido

Prefeitura de Barras intensifica ações para combater o mosquito da dengue

Prefeitura de Barras intensifica ações para combater o mosquito da dengue

O município de Barras já registrou este ano mais de 100 casos de dengue. A informação é da coordenação de epidemiologia da secretaria municipal de Saúde. Contudo, segundo a coordenadora Mércia Sousa, há bastante subnotificação.

“Esse número se refere somente aos notificados. sabemos que existem mais casos. Aqueles de pessoas que sentem os sintomas e não fazem o exame para confirmar a dengue”, diz a coordenadora de epidemiologia Mércia Sousa.

Para controlar as infecções, a Prefeitura de Barras, por meio da secretaria municipal de Saúde, vem realizando ações rotineiras de combate à dengue, em que se destacam as visitas às residência para a inspeção e eliminação de focos. Essa estratégia é coordenada por Alexandre Rodrigues, chefe dos Agentes de Endemias.

Outra medida é a aplicação de inseticida em locais estratégicos. O produto é dissipado para matar o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas, por exemplo.

Se infectada, a pessoa infectada precisa fazer repouso; ingerir bastante líquido (água);  não tomar medicamentos por conta própria; a hidratação pode ser por via oral (ingestão de líquidos pela boca) ou por via intravenosa (com uso de soro, por exemplo).

Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Foto
Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *