Acesso rápido

Município de Barras cresce com investimentos em saneamento básico

Município de Barras cresce com investimentos em saneamento básico

O saneamento básico compreende 4 tipos de serviços: drenagem de águas das chuvas, esgotamento sanitário, abastecimento de água, coleta de lixo.

Nunca se fez tantas intervenções em saneamento como nos últimos 4  anos em Barras.

Na área de drenagem de águas, a construção de galerias, canaletas; sarjetas, bocas de lobo, bueiros, que são estruturas de engenharia, permitiu a redução de alagamentos durante o período chuvoso.

Foto

Obras foram feitas e continuam. “Nossa gestão é planejada. O plano de governo é o que está conduzindo as ações da prefeitura. O saneamento básico é uma das prioridades.  As obras de drenagem das águas da chuva estão reduzindo o impacto durante o período chuvoso”, diz o prefeito. 

Foto
Foto
Foto

As imagens acima mostram o antes e o durante. Na foto abaixo, a esquina do Comercial Cláudio, atualmente. Quem não lembra o transtorno passar por ali? Mudou muito.

Foto
Foto

O prefeito tem razão quando vê saneamento como prioridade. Muitos gestores não investem no setor porque acreditam que não dá voto, já que a obra fica enterrada, mas o que o prefeito quer é retirar a água que fica empoçada nas portas das casas e que trazem doenças e incomodam os moradores.

Na foto abaixo, galeria na entrada do residencial.

Foto

Abaixo, obras no bairro de Fátima. Foto desta semana.

Foto


CUIDAR DO LIXO, É CUIDAR DE PESSOAS

Que cidade limpa! esse é um dos comentários mais repetitivos de pessoas que vistam a cidade pela primeira vez. Também pudera, a Prefeitura de Barras não relaxa quando o assunto é limpeza. 

A todo momento quando se anda pela cidade, pode se ver profissionais da área nas ruas, tornando a cidade mais limpa. Valorizados, eles têm orgulho da função que desempenham porque sabem da sua importância.

Foto

A coleta de lixo é pontual e efetiva. Nos horários e dias certos já estão passando. A população, educada, coloca seus resíduos para fora nos horários certos. Isso evita urubus, mau cheiro e doenças.

Foto

Além disso, o prefeito de Barras, Edilson Sérvulo, conseguiu através de emenda parlamentar do deputado federal Júlio César (PSD) junto a CODEVASF, um caminhão compactador que otimizou a coleta de lixo no município. 

Coletores de coleta seletiva espalhados pela cidade educa a população.

Foto


MAIS DE 98% DA POPULAÇÃO DE BARRAS, POSSUI ABASTECIMENTO D’ÁGUA ADEQUADO, DIZ IBGE
 

Em 2022, o município de Barras já estava bem no quesito Abastecimento de Água. Segundo o IBGE, mais de 98% da população possui abastecimento de água adequado.

Foto

As formas consideradas adequadas de abastecimento de água são: rede de distribuição (82,9%), poço profundo ou artesiano (9%), poço raso, freático ou cacimba (3,2%) e fonte, nascente ou mina: (1,9%).

No município, o abastecimento com rede de distribuição ultrapassa as outras em número bem superior.

Foto
Foto

De lá para cá, a situação só melhorou. Na zona rural com a perfuração de poços e colocação de bombas em várias localidades. Morada Nova, Lagoa Seca dos Leocádios. Cocalim, Bacuri, Barreiro do Otávio, Residenciais (imagem a seguir) na zona urbana Barras são apenas alguns exemplos. Nunca se furou tantos poços.

Foto
Foto

TRATAMENTO DE ÁGUA – Além disso, a secretaria de Saúde através do Programa Sisagua faz coletas em todos os poços do município de Barras Essas amostras são enviadas ao Laboratório Central (Lacen), em Teresina, para análises da qualidade da água. Depois inicia-se o tratamento em poços que a qualidade não está de acordo com os padrões sanitários estabelecidos.

Foto

A água é responsabilidade do governo do estado  e o Governo do Piauí está fazendo licitação com lance mínimo no valor de R$ 1 bilhão, para a privatização dos serviços de abastecimento.  “Com a privatização, os serviços vão melhorar consideravelmente, do jeito que aconteceu em Teresina”, diz o prefeito Capote.

BANHEIRO DIGNO É PRIORIDADE, DIZ CAPOTE

Em Barras, segundo IBGE, 78% das famílias possuem banheiros, um número alto com relação a cidades próximas e levando em conta a grande população rural. Mas estes número estão próximos de mudar porque a Prefeitura de Barras, através da Funasa, está desenvolvendo projeto de melhoramento de residências que incluem a implantação de banheiros.

“Na minha infância, eu e muitas pessoas próximas não tínhamos banheiros dignos. Mas estamos com um projeto desenvolvido pela secretaria de Assistência Social de melhoramento de banheiros e já atendemos várias famílias. Nossa meta é que todas as residências de Barras possuam banheiros adequados. Esse programa que vai fazer com qye a gente atinja essa meta”, diz o prefeito Edilson Capote.

Foto
Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *