O Prefeito

Carlos Alberto Lages Monte

Carlos Alberto Lages Monte, nasceu em 16 de abril de 1955 na Localidade Esperança, zona rural do município de Barras. Filho do comerciante Otacílio Monte e Silva e da dona de casa Haydee Lages Monte, caçula de 11 filhos, estudou todo o primeiro grau em Barras, como era sonho do pai ter os filhos doutores, com muito trabalho e esforço proporcionou que ele fosse estudar o segundo grau em Fortaleza no Ceará onde permaneceu até concluir a universidade e se formar em Medicina, já em 1979.


Carlos Monte, recém formado em Medicina, poderia devido as oportunidades que surgiam, ter ido exercer sua profissão em qualquer lugar do país, mais apaixonado por sua terra natal, achou por bem dedicar o seu conhecimento, a sua vida profissional, em prol dos seus irmãos barrenses que careciam de mais atenção na area da Saúde. Então com 1 semana de formado, Carlos Monte em 01/01/1980, daria seu primeiro plantão no Hospital Regional Leônidas Melo em Barras.

Família

Tão logo voltou para Barras em 1980, Carlos Monte, por acreditar nos valores da família achou que também já era o momento de constituir a sua, então no mesmo ano casou-se com a barrense Ana Teresa Castelo Branco com quem tem duas filhas e um filho, Renata, Natália e Carlos Filho. Filhos esses que Carlos Monte fez questão de educá-los durante todo o primeiro grau em Barras e repetindo o exemplo dos seus pais, com muito trabalho e esforço propiciou a conclusão de seus estudos em Teresina. Hoje Renata é Psicóloga, Natália, Enfermeira e Carlos Filho, Médico, seguindo os caminhos pai.

Gestor

Já sendo reconhecido por sua atuação profissional em Barras, Carlos Monte achou que era o momento de ampliar suas atividades, sempre na busca incansável contribuir com o seu conhecimento para o desenvolvimento de Barras, assim sendo, Carlos Monte foi presidente do Sindicato Patronal Rural de Barras na década de 80, quando na sua gestão conseguiu intermediar o primeiro acordo entre trabalhadores rurais e proprietários de terra. Carlos Monte também passou a exercer funções como gestor público e participar de atividades políticas.


Como gestor público, Carlos Monte foi Diretor Geral do Hospital Leônidas Melo por três vezes, Diretor Regional da Saúde por duas vezes e Secretário de Saúde do Município em uma ocasião. Ressalta-se que em todas sendo reconhecido como um bom gestor. Em suas atuações merece destaque, quando diretor do Hospital Regional Leônidas Melo a ampliação na quantidade de leitos que eram 22 e ao sair deixou o hospital reformado e com 62 leitos. Quando Diretor Regional da Saúde, na sua gestão foi construído o prédio da Regional de Saúde e a oficina de manutenção. Ainda como Diretor Regional construiu e equipou um Centro de Saúde Tipo 2, até hoje, o maior centro de saúde dentro de Barras, localizado no Bairro Matadouro. Quando Carlos Monte assumiu a Secretaria de Saúde, essa era uma secretaria que só existia praticamente no papel. Então Carlos Monte estruturou administrativamente toda a secretaria, ativou 10 equipes do Programa Saúde da Família e 5 equipes do programa de saúde Bucal. Ainda na sua gestão construiu 4 mini postos, sendo na zona urbana no bairro Xique Xique e no Bairro Boa Vista, e na zona rural, na localidade Santa Rosa e no lugar Lagoa de Lages. Carlos Monte ainda reformou todos os demais postos de saúde da cidade e ampliou os servicos neles oferecidos, diga-se, com qualidade.

Político

Como politico Carlos Monte já concorreu por quarto vezes a vaga de Vereador de Barras, em todas vitorioso, sendo que em um dos embates, foi o vereador mais votado do município. Na Câmara Carlos Monte sempre manteve uma postura coerente e aguerrida em defesa dos interesses da população.
Em 2012 foi candidato a Prefeito de Barras quando obteve 10.776 votos.
Em 2014 concorreu a Deputado Estadual quando obteve 4.492 votos.
                                                Em 2016 concorreu a Prefeito de Barras sendo eleito com 14.299 votos.