Reunião virtual capacita equipe técnica da Semas para o programa Busca Ativa

A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), por meio da superintendência de Direitos Humanos, está com o treinamento virtual com os técnicos dos municípios de Barras PI para atuação no programa Busca Ativa.

Busca Ativa, é um programa da Sasc em parceria com a Vice-governadoria do Estado. Ele faz parte do programa Pro Social e visa prioritariamente o treinamento de equipes técnicas de 45 municípios, incluído Barras, para identificação de famílias em situação de extrema pobreza e que ainda se encontram fora dos programas de transferência de renda.

A Secretária Edneida Fortes falou sobre a  importância de buscar estas famílias: “São familias extremamente pobres, que estão no Cadastro Único, do Governo Federal, mas que não são beneficiadas nem com o Bolsa família, nem com o BPC (Beneficio de Prestação Continuada) e nem com o auxílio emergencial.

A secretária completa, explicando o processo: ” Nós estamos capacitando as nossas  equipes em Barras  para fazer a identificação das famílias e também para preenchimento de um questionário próprio do programa Buscas Ativa”.

Treinamento e Capacitação

Após o treinamento de hoje, na sede da Secretaria Municipal de assistência social (Semas), as equipes irão realizar visitas a famílias da zona urbana e rural para avaliação e aplicação de questionários.

Sob a VISITA DOMICILIAR

Para a Assistente social Natália Marques Amaral “ A visita domiciliar é um ponto crucial na identificação das famílias para o programa Busca Ativa, pois tem como objetivo maior a inclusão dessas famílias em programas sociais estaduais e municipais”, reforça Natália Marques.